terça-feira, 8 de novembro de 2011

atividades

cont: jogos Pan-americanos




Os Jogos Pan-Americanos de 2011, oficialmente denominados XVI Jogos Pan-Americanos, foram um evento multiesportivo realizado em Guadalajara, no México, entre os dias 14 e 30 de outubro. Apesar dos Jogos serem sediados em Guadalajara, alguns eventos foram realizados em cidades próximas, como Ciudad Guzmán, Puerto Vallarta, Lagos de Moreno e Tapalpa. Guadalajara foi escolhida para sediar o evento por unanimidade numa eleição realizada em 2006, quando era a única cidade candidata na disputa. Seguindo a tradição da Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA), o governador de Jalisco, Emilio González Márquez, e o então prefeito de Guadalajara, Alfonso Petersen Farah, receberam a bandeira pan-americana durante a cerimônia de encerramento dos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro.
Os Jogos Pan-Americanos foram o segundo maior evento multiesportivo do ano,[2][nota 1] contando com a participação de mais de 6 000 atletas de 41 nações em 36 esportes.[4] Tanto os Jogos Pan-Americanos quanto os Jogos Parapan-Americanos de 2011 serão organizados pelo Comitê Organizador dos Pan-Americanos de Guadalajara (COPAG). Os Jogos Parapan-Americanos terão início 20 dias após o final dos Jogos Pan-Americanos. Esta foi a terceira ocasião em que o México sediou uma edição dos Jogos. As edições de 1955 e 1975 ocorreram na Cidade do México.


Escolha da cidade-sede

A map of Mexico with Guadalajara marked in the mid-west of the country.
Guadalajara
Localização de Guadalajara no México.
A Organização Desportiva Pan-Americana (ODEPA) selecionou Guadalajara para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2011 por unanimidade no dia 2 de junho de 2006, durante a 44ª Assembleia Geral da organização, realizada em Buenos Aires, Argentina.[5] Guadalajara foi a única cidade a se candidatar oficialmente para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2011. Isto pode ter ocorrido, em parte, devido à falta de anúncio do período de candidatura para o evento.[5] Guadalajara inicialmente se candidatou para os Jogos Pan-Americanos de 2003, que foram realizados em Santo Domingo, República Dominicana.[5] San Antonio, no estado norte-americano do Texas, que se candidatou para os Jogos de 2007 não quis se candidatar para os Jogos de 2011



Mascotes

Os mascotes dos Jogos Pan-Americanos de 2011: Gavo, Leo e Huichi, da esquerda para a direita.
As mascotes para os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2011 são Huichi (uma corsa), Gavo (um agave) e Leo (um leão). O Comitê Organizador dos Pan-Americanos de Guadalajara (COPAG) revelou os mascotes no anfiteatro da Plaza Andares, em Guadalajara no dia 28 de novembro de 2009, sendo que os nomes deles foram revelados em 10 de fevereiro de 2010.[13] Os criadores dos mascotes receberam US$ 2.584 cada. José Luis Andrade criou o leão, Ángel Barba Barrera criou o cervo e Fernando Sánchez criou o agave.[14]
As mascotes representam o estado de Jalisco e a cidade de Guadalajara:
  • Gavo — O agave azul, representa a produção de tequila no estado de Jalisco.
  • Huichi — A corsa lilás, representa o sul de Jalisco e faz alusão aos Huichóis e à feminilidade.
  • Leo — O leão amarelo, representa a força do povo de Guadalajara e faz alusão ao brasão da cidade.
Ao final das cerimônias de premiação, além das medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas receberam um dos três mascotes no formato de pelúcia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário